O Observatório está sendo estruturado como um espaço de consolidação, análise crítica e difusão articulada das informações disponíveis sobre violência, gerando um produto de interesse coletivo sobre prováveis fatores determinantes e condicionantes para a ocorrência da violência, sua distribuição geográfica, o perfil desses agravos e de suas vítimas.

O objetivo é contribuir para uma melhor compreensão da violência, e subsidiar a gestão de políticas de prevenção, controle e assistência para o enfrentamento deste grave problema, bem como o controle social dessas políticas, no município de Salvador.

A fonte privilegiada de dados para o Observatório são os sistemas de informação dos serviços de atenção policial, de saúde, social e jurídica e judiciária, mas também são utilizados dados de pesquisas próprias e de outras entidades.

Têm participado do processo de estruturação do Observatório, técnicos e gestores de órgãos das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública do Estado da Bahia e de seus sistemas de informação, professores, alunos e técnicos do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia, e representante das organizações comunitárias integrantes do Forum Comunitário de Combate à Violência. Outras pessoas e órgãos serão incorporados na medida em que a articulação da informação for englobando outros sistemas e fontes.

Até o momento, tem-se trabalhado as informações sobre morte por causas violentas de residentes da Cidade do Salvador. Veja os principais gráficos do Rastro da Violência, com informações para o ano de 1997, e para os anos de 1998 a 2001 ou baixe os documentos que apresentam e discutem a mortalidade por causas violentas em Salvador.