A rede de atenção é formada por um conjunto de pessoas, instituições e entidades que disponibilizam, de forma articulada, cooperativa e complementar, os seus serviços para o atendimento a pessoas atingidas direta ou indiretamente pela violência. A rede de Atenção promove a articulação sistemática, regular e rotineira dos serviços para aproveitar da melhor maneira possível os recursos existentes na sociedade e garantir às pessoas em situações de violência, acesso a atenção integral e de qualidade.
Os serviços estão vinculados a diversos setores (saúde, segurança pública, justiça e ação social), possuem dinâmicas próprias de funcionamento; não existe hierarquia entre eles, ainda que apresentem perfis e funções de complexidade variada.
O trabalho em rede deve ser executado de forma cuidadosa e responsável, pressupondo-se que cada ação repercute em todo o conjunto. Os profissionais são orientados a agir com sensibilidade para detectar o problema, atender, acolher, cuidar e/ou encaminhar para outro serviço, evitando a aumentar a dor e o sofrimento a que essas pessoas foram expostas.
Com a introdução do conceito de rede, o Fórum pretende contribuir, de forma estratégica e operacional, no desenho e implantação de uma política de atenção às pessoas em situação de violência, pressupondo-se que o problema violência deve ser encarado em todas suas manifestações.